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Praia Coqueiral de Aracruz (Foto: Yuri Barichivich)

O Espírito Santo foi destaque nacional em crescimento na área do turismo em 2018. Que tal inserir seu município nesse grande movimento e fazer parte do crescimento dessa estatística?

Veja dicas abaixo para atrair mais turistas para sua região e, como consequência, aumentar a receita do seu negócio e do município.

O primeiro passo para desenvolver o turismo num determinado local é reunir pessoas verdadeiramente engajadas nessa causa. Essa é a primeira grande dica:

Busque maior integração

Não importa de qual setor você seja, você pode fazer a diferença. Num primeiro momento é importante buscar quem está falando sobre turismo na cidade. Saber se existe um conselho de turismo estabelecido, uma instituição ou instância de governança que tenha por objetivo o desenvolvimento do turismo.

Para que as coisas aconteçam de modo mais rápido e eficaz, a indicação é que seja criada uma rede, onde cada elo se comprometa em realizar ações que sejam de sua competência. Quem faria parte dessa rede?

  • Setor público: Secretarias de Turismo, Empreendedorismo, Desenvolvimento, Infraestrutura, Obras, Segurança, Agricultura, Meio ambiente, Saúde, Esporte e Lazer, Sala do Empreendedor, SINE, etc;
  • Setor privado: Empresas ligadas ao turismo (meios de hospedagem, alimentação, agências de viagens, guias, transportes, eventos), empresas em geral (indústria, comércio, serviços), artesãos, artistas (economia criativa), ambulantes, etc;
  • Instituições de ensino: Sistema S (Sebrae, Senai, Sesi, Sesc, Senac, Senar, Sest, Senat), IFES, dentre outras;
  • Associações: de classe, empresariais, de moradores de bairro, igrejas, grupos organizados, instância de governança, etc.

Em pequena amostra realizada com 70 turistas que frequentaram o litoral capixaba em 2018, os principais pontos elencados por eles como negativos nos dá um direcionamento sobre o que deve ser trabalhado num plano de ação como oportunidades de melhoria. Compartilhamos algumas delas abaixo:

Ofereça infraestrutura adequada

Atentar-se para questões que envolvem, em primeiro lugar, a segurança. Sem ela, não se pode pensar em ações para atrair turistas. Seguindo de abastecimento de água, saneamento, luz, internet, limpeza urbana, banheiros públicos, trânsito, estradas, sinalização, uso dos espaços públicos e preservação do meio ambiente.

Destaque especial para as vias de acesso, estado de conservação das estradas, fluxo de veículos e, principalmente, sinalização atualizada e em quantidade suficiente para que o turista não se perca.

Se você quer que o turista consuma produtos e serviços locais, é importante facilitar esse processo oferecendo comodidades como pagamento via cartão de crédito e débito, pagamento online, disponibilizar caixa eletrônico 24 horas, correspondente bancário e indicar onde ele consegue realizar câmbio de moedas estrangeiras.

Mosteiro Zen Morro da Vargem (Foto: Blog O mundo e minhas voltas)

Organize as informações turísticas disponíveis

Concentrar todas as informações úteis ao turista em um único site oficial municipal e um site oficial do Governo do Estado (com o “Descubra o ES”). É preciso também manter os principais sites de busca utilizados pelos turistas (TripAdvisor, Google) com informações atualizadas.

E ainda criar ou atualizar a arte de um mapa digital contendo:

  • Mapa do ES (com destaque dos pontos mais conhecidos: Vitória, Vila Velha, Guarapari, as Montanhas, Caparaó, Itaúnas, divisas e etc);
  • Mapa da região em que o município está inserido contendo: distâncias, estações de ônibus, telefones, marcadores com números dos atrativos e legenda;
  • Mapa do município com ícones dos principais atrativos e legenda descritiva, circuitos, distâncias, informações, telefones e sites úteis, #, aplicativos, opções de lazer, principais eventos e, quando for o caso, atividades rotineiras (turismo de experiência), temperaturas, etc.;
  • Mapa de trilhas auto-guiadas, contendo todas as trilhas disponíveis, grau de dificuldade, temperatura, informações sobre a fauna e flora, pontos de parada e o que comprar ou comer (aqui é interessante inserir os pratos típicos), além de dicas úteis em geral.

Importante que esse material fique disponível para ser utilizado em 2 versões: digital e física, e deve conter espaços disponíveis para inserir patrocinadores que, isolados ou em grupo, desejem imprimir e distribuir a seus clientes.

Além do que já citamos, é importante mapear todas as atividades rotineiras que possam ser de interesse do turista e sejam passíveis de visitação, criando uma lista de afazeres permanentes, com local, dias da semana ou do mês e horários em que acontecem. Expressões artístico-culturais, danças, congo, capoeira, missas, feiras livres, mercado de peixe, fornada de bolo, puxada de bala de coco, alambique, colheitas, produção de artesanatos, arrastão (puxada de rede), catar sururu, aula de surf e renda de bilro (ufa!) são alguns exemplos.

E seguem mais dicas:

  • Apresentar presencialmente todos os circuitos aos recepcionistas dos meios de hospedagem e capacitá-los a indicar os atrativos e roteiros de acordo com o perfil de cada cliente, promovendo o aumento da permanência do turista no destino.
  • Ter canal de comunicação para divulgar os eventos aos recepcionistas (que pode ate ser uma lista de transmissão do Whatsapp). Essa ação pode ser ampliada para o setor de alimentação, comércio, entre outros.
  • Encantar o turista e estimular que ele faça avaliações dos estabelecimentos nos canais digitais (Tripadvisor, Google, Facebook…).
  • Criar pontos de atendimento ao turista, bem sinalizados, com mapas disponíveis e pessoal capacitado. Pode-se tentar parcerias com estabelecimentos que tenham horário de funcionamento prolongado, bem como com instituições de ensino que exijam estágio.
  • Articular meio de transporte que faça traslado do Aeroporto de Vitória até seu município.
  • Articular a veiculação dos vídeos do município ou da região nesses meios de transporte. Assim o turista já vai se encantando e desejando conhecer mais do que ele havia planejado.
  • Criar uma identidade visual para a região, preferencialmente através de uma instância de governança local, e disponibilizar a logomarca criada para ser amplamente utilizada pela indústria, comércio e serviço locais, criando uma identificação. Exemplo de aplicação: criação de tag (etiqueta) de papel para ser utilizada nos artesanatos. Frente: logomarca; verso: breve histórico do circuito, espaço para preço, fornecedor e telefone. A logo também pode ser utilizada em todas as comunicações, placas indicativas, produtos com frases conceituais como canecas, camisas, embalagens, etc.

Invista em capacitações

Sem capacitação adequada, a população não estará apta a receber bem o turista, e pode colocar tudo a perder com um atendimento inadequado. É importante que os empresários locais e seus colaboradores tenham consciência da importância de se capacitarem para o sucesso do negócio e da região como um todo.

Alguns dos principais temas de capacitação para desenvolvimento do turismo são:

  • Atendimento: todas as pessoas querem ser bem atendidas e grande parte das vendas são perdidas pelo mal atendimento;
  • Precificação: o turista não quer ser explorado. Ele não é bobo e, se sentir que o que está comprando não vale o que está sendo cobrado, ele vai mudar de estabelecimento ou procurar outras opções para satisfazer suas necessidades, substituindo o item inicial. Por exemplo, trocando a lanchonete pelo supermercado.
  • Turismo: conhecer mais a fundo sobre os diversos tipos de turismo estão surgindo, como:
    • Turismo de Experiência
    • Turismo de Base Comunitária
    • Turismo Social
    • Turismo Gastronômico (culinário autêntico)
    • Turismo de Realização Pessoal
    • Turismo Sustentável
    • Viagens Conscientes
    • Destinos Desconhecidos
    • Viagens Multigeracionais
  • Marketing Digital: o turista conectado busca informação na internet. Então, é fundamental fazer com que a informação chegue até mesmo sem ele buscar, criando o desejo de conhecer um novo destino, participar de um evento, etc.
  • Inglês básico para atendimento ao turista: você pode não saber, mas como o ES está entre os dois principais estados que são destinos internacionais brasileiros (RJ e BA), existe um fluxo de turistas estrangeiros passando por terras capixabas todos os dias, seja indo rumo ao norte ou sul. Se os moradores locais conseguem se comunicar com eles, e mostrar quantos atrativos nós temos, é possível que esse turista passe mais tempo no estado. Por isso é importante ter estabelecimentos com cardápios, informativos e principais produtos e serviços disponíveis em 3 idiomas (português, inglês e espanhol).

Escalaminhada ao cume da Pedra Azul (Foto: Planeta Vertical)

Crie eventos

Para isso, é importante mapear as potencialidades do município e criar eventos para atrair turistas de outros estados e países. Buscar qual a vocação esportiva do município e articular para inseri-lo no circuito de campeonatos esportivos nacionais e internacionais. No Espírito Santo, há diversas potencialidades, principalmente ligadas a esportes aquáticos e de aventura.

Eventos de natureza envolvendo: trilhas ecológicas, observação de tartarugas, movimento de observação de pássaros, slowfood, entre outros.

Criar ferramenta de avaliação de cada evento realizado para medir o grau de satisfação do turista e dos empresários/comunidade, em busca da melhoria contínua. Pode ser feito através de pesquisa no Google Docs (ou outra plataforma de pesquisa), enviada por link pelo WhatsApp (captado no evento em troca da foto oficial, por exemplo).

Crie concursos

Concursos culturais com o nome da cidade como tema, por exemplo.
Existem diversas possibilidades, como:

  • Música autoral;
  • Redação, Poesia, Crônica (exemplo: “Por que eu amo a minha cidade?”);
  • Grafite: mapear muros, paredes e imóveis que possam ser utilizados, e criar um concurso nacional (exemplo: “Belezas de [nome da cidade]”);
  • Pintura da praça com distribuição de tela aos inscritos;
  • Vídeos curtos, com o tema “Por que eu amo [nome da cidade]?”, e o vencedor será o que tiver o maior número de curtidas nas redes sociais até a data e horário determinados.

Sugestão de Premiações: dinheiro, passeios turísticos, vouchers de compras no comércio local, hospedagem, alimentação, etc.

Para estimular a economia criativa no município, o ideal é fazer inicialmente um mapeamento do número de artistas, o que fazem, seus contatos. Importante também capacitar os artistas a criar projetos culturais para captar recursos de editais de incentivo à cultura (SECULT entre outros) e crowdfunding (financiamento coletivo através de plataformas digitais)

Assim como sugerimos com os artistas em geral, é interessante mapear o número de artesãos, o tipo de artesanato que produzem, onde são produzidos e comercializados. Capacitar os artesãos em design, inserindo a iconografia capixaba e municipal nos produtos, estimulando a comercialização nos eventos do município, e ampliação do mix de souvenirs com opções que vão de baixo custo a alto valor agregado.

Outras dicas

Além que tudo o que compartilhamos, existem diversas possibilidades para começar a atrair mais turistas para o seu município. Para finalizar, seguem algumas outras ideias que podem fazer toda a diferença:

  • Ensinar inglês, turismo e empreendedorismo nas escolas;
  • Criar banco de talentos, um canal para captar currículos e anunciar vagas;
  • Conhecer o conceito de Destino Turístico Inteligente e traçar ações de adequação do município aos critérios;
  • Construir um Plano de Marketing integrado com ações, responsáveis e monitoramento dos resultados.

Essas foram algumas de nossas dicas práticas para que você comece a atrair mais turistas para o seu município e, consequentemente, para o seu negócio, e assim, gerar mais receita com quem já é potencial cliente. Espero que você goste dessa matéria, lembrando que mais importante do que conhecer todas essas possibilidades, é começar a aplicar uma a uma, aquelas que fizerem sentido para o seu negócio no seu dia a dia enquanto empreendedor, e as que fizerem sentido para o seu município, como cidadão.

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