Logo nos primeiros meses de Pandemia do Coronavírus, todos tiveram que adequar sua rotina e passaram da noite para o dia a trabalhar em casa. Todo o comércio fechou e o turismo sofreu um impacto imediato. Alguns entraram em pânico, outros ficaram atordoados e se sentindo meio perdidos, sem saber o que fazer ou qual atitude tomar para salvar seus negócios ou até mudar de ramo.
Nesse momento propus uma reflexão diante da paralização forçada. Vendo a situação como uma oportunidade para investir o tempo e ocupar a mente com questões cruciais, mas que sempre eram proteladas e deixadas meio de lado. Afinal vida de empresário no Brasil não é lá um mar de rosas, e tendo ele que matar um leão (ou mais) por dia, assuntos de planejamento e marketing acabavam ficando em segundo plano.
O objetivo dessa matéria é contribuir para que o empresário saia da posição de vítima, de lamentação e pesar, e comece a ver o lado cheio do copo, o lado bom até daquela situação nada boa.
Tive relatos de quem aplicou as dicas e conseguiu resultados positivos.
A ideia era mesmo aproveitar o tempo da parada para adubar, semear. Momento de plantar para colher num futuro que até então não se tinha nem previsão de quando.
Como já dizia o ditado: Esperança é a última que morre. E também que quando uma pessoa para de sonhar, ela já morreu.
Segue a matéria. Espero que aproveite a leitura!!!


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