O turista mudou. Antes, para viajar eram necessários muitos trâmites burocráticos e dependência de empresas para realizá-los. Hoje, as tecnologias disruptivas colocaram literalmente na mão do turista a decisão de buscar informação, escolher e comprar a viagem que em algum momento se tornou dos seus sonhos, seja até mesmo por uma foto vista no Instagram. Para desenvolver um destino turístico é necessário atrair o turista. Para atraí-lo de forma ágil, é preciso conhecer o que ele busca e oferecer o que o destino já possui, nos canais utilizados pelo turista.
Esse estudo de caso TURISMO EM REDE – CONSTRUÇÃO DE DESTINOS INTELIGENTES: O CASO DO MUNICÍPIO DE ANCHIETA – ES foi apresentado em 2018, com base em pesquisas locais e tendências mundiais no turismo naquele momento. As duas questões que nortearam a pesquisa foram:
- Como aumentar o fluxo turístico no município de Anchieta através da presença digital?
- Como a atuação em rede colaborativa pode facilitar esse processo?
Para responder estas questões o estudo propõe um quadro de ações sugeridas simples cuja implementação pode alavancar a atividade turística, transformando o município em um destino inteligente em médio prazo.
O objetivo principal dessas análises é sensibilizar todos os atores envolvidos para a importância da atuação em rede e da presença digital e dar clareza sobre o perfil do turista desse destino e o que ele valoriza.
Como diversas tendências citadas no estudo foram consolidadas, tanto mundialmente quanto no Brasil, o quadro apresentado continua atual, podendo boa parte dele ser facilmente aplicado em qualquer município. Para facilitar essa aplicação, escrevi uma matéria para o Sebrae/ES com o título Como aumentar o fluxo turístico em meu município.
Espero que tanto o estudo quanto a matéria possam ajudá-lo a atrair mais turistas e consolidar seu destino turístico! Boa Leitura!
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