Para começar, o ES é o estado brasileiro que fica entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Banhado pelo Oceano Atlântico, praticamente metade de seu relevo é baixada litorânea e a outra metade é serra, podendo num mesmo dia passear por praias e montanhas e aproveitar o melhor de cada clima, o tropical e o de altitude. Possui o terceiro ponto mais alto do país, Pico da Bandeira com 2891,32 de atitude que fica na Serra do Caparaó.
Para quem prefere um turismo de luxo: Montanhas Capixabas com alta gastronomia e agro turismo referência nacional, cervejarias artesanais, agroindústrias familiares de origem italiana, alemã e pomerana, muito frequentado nos finais de semana por famílias mais abastadas da Grande Vitória e casais capixabas em lua de mel. Quer praia? Resort em Ubu e algumas opções isoladas por todo litoral.
Já quem é bem mais descolado, do tipo mochileiro, pode rodar o estado todo de ônibus ou Blablacar, e explorar as belezas naturais, fauna, flora e a história do povo capixaba, se hospedando em hostels, Airbnb ou Couchsurfing. Inúmeras opções de trilhas, algumas caminhadas tradicionais como Os Passos de Anchieta, Caminho dos Imigrantes, Caminhada Litorânea de Marataízes entre outras. É possível até ter a vivência de um fim de semana numa das tribos indígenas em Aracruz.
Quem está na coluna do meio, o ideal é buscar informação e traçar um roteiro para fazer de carro, ficando em pousadas, degustando a culinária regional e curtindo a natureza, conhecendo os pontos turísticos e sua história, artesanato e produtos locais e recebendo o carinho desse povo acolhedor. Dessa forma, é possível desbravar de cabo a rabo os recônditos que não se vê no mapa nem no Google. Vale a pena reservar uns dias a mais para as surpresas que serão reveladas no caminho.
Para os aventureiros de plantão, as opções são tantas que é melhor vir preparado: montanhismo (Pico da Bandeira, Monte Aghá, Pontões Capixabas, Monte Urubu) rapel, rafting, trekking, voo livre (Alfredo Chaves), mergulho (Scuba Diving em Guarapari, maior biodiversidade da América Latina), surf, kitesurf (com dog, temos a Maya, Bi-campeã Mundial), pesca, observação de baleia, observação de aves e por aí vai.
O Espírito Santo, terra de índios Tupinikins (e outros, veja estudo sobre índios do Sul do ES), colonizada por europeus, tem uma rica história contada em sua arquitetura, culinária e traço e costumes de seu povo miscigenado.
A natureza aqui foi muito mais que generosa! Temos manancial de água: rios (Doce, Itapemirim, São Mateus, Itabapoana, Itaúnas, Jucu, Benevente…), lagoas(Juparanã, Maebá), cachoeiras(Alfredo Chaves, Santa Leopoldina…), grande faixa litorânea; temos falésias(Marataízes, Maebá), dunas(Itaúnas), mata atlântica, inúmeras espécies de aves, dentre elas, o beija-flor, um dos ícones do estado, catalogado pelo naturalista Augusto Ruschi, juntamente com orquídeas, bromélias. Pode-se visitar o Museu Mello Leitão que fica em Santa Teresa e conferir toda essa beleza.
Gostou? Então agende sua próxima viagem para esse paraíso! A gente se vê no ES!
Saiba mais no site oficial do estado #descubraoespiritosanto .
Cristine Aoni
Email: cristine.aoni@gmail.com
Whats App: +55 28 99915-5191