Minha história no Xapuri começou quando fui convidada a conhecer o projeto com possibilidade de prestar serviço de consultoria para captação de recursos. E logo no primeiro encontro com os organizadores Guilherme e Ulisses, me apaixonei pelo projeto. A conexão foi tão grande que decidimos unir nossos projetos individuais no Projeto Xapuri, o Grande!
Com apenas uma semana de articulação, foi realizado o primeiro evento de Congo do Projeto que uniu mais de 300 pessoas em Perocão, dentre elas, formadores de opinião e ícones do cenário cultural de Guarapari. O comércio local era só alegria, pois há anos não viam um movimento como aquele. Alguns nunca viram. Venderam o que tinham e recorreram aos bairros vizinhos para reabastecer. Quem ficou mais feliz mesmo foi a comunidade, senhoras, senhores, dançavam e cantavam de cor e salteado todas as músicas. E as crianças? Completamente encantadas com a mistura de sons, cores e experiências! O boneco gigante Xapuri, a casaca, as atividades circenses… Ulisses deu um show à parte com a perna de pau, a faixa na árvore e os outros matérias de malabares. E Guilherme trouxe o Trio Forró Maruí fechando com chave de ouro o evento que foi um sucesso!
Coincidência ou providência, o Mestre Gilmar, que comandava a apresentação do Congo, comemorava naquela data seu aniversário! Quão emocionante foi ouvir sua satisfação com tudo aquilo acontecendo! Não tive dúvidas que precisávamos unir nossas forças para contribuir com o resgate cultural das raízes do povo capixaba e promover a geração de renda na base.
Cristine Aoni
Confira as matérias:
Evento marca retomada das apresentações de Congo em bairro mais antigo de Guarapari – Tempo Real
Evento marca retomada das apresentações de Congo em bairro mais antigo de Guarapari – Folha Online ES
Congo em Perocão, Guarapari – ES em Foco
Mestre ensina como tocar casaca – ES em Foco
ES em Foco Transmissão ao Vivo